quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ética


Outro dia numa campanha, nos deparamos com uma situação, é ético fazer publicidade para médicos, dentistas, etc, pessoas da área de saúde? O que podemos divulgar ou não? Até que ponto podemos ir sem ser antiético? Assim foi a pergunta da publicitária Tania Rosseti ao ver o lançamento de uma campanha para uma nutricionista.

Ethos
O termo ética deriva do grego êthos, que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Sim o sentido é muito forte e para nós, ética, significa um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, seja ela individual ou para um grupo, para uma função, para um cargo, para um trabalho, e muitas outras coisas.
A ética é constituída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
A ética não é uma lei, mas deve ser obedecida tanto quanto.

Eticidade
A eticidade é diferente da moralidade em face apenas de uma concepção institucional, mesmo que continue sendo a realização de atos humanos, oriundos de sua vontade.
Na eticidade, como identidade da vontade universal e particular, há uma coincidência entre deveres e direitos. “Por meio do ético, o homem tem direitos, na medida em que tem deveres, e deveres, na medida em que tem direito”. Só pode ter deveres quem tem, ao mesmo tempo, direitos. Um escravo, portanto não pode ter deveres.

Ética profissional
Hoje em dia temos muitas coisas a serem exigidas dos profissionais, como normas internas do âmbito do trabalho, responsabilidades sociais e ecológicas, responsabilidades técnicas, administrativas, respeitar as culturas e muita competência naquilo que faz .
Na fase da escolha profissional, ainda durante a adolescência muitas vezes, já deve ser permeada por esta reflexão. A escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório. Geralmente, quando você é jovem, escolhe sua carreira sem conhecer o conjunto de deveres que está prestes a assumir, tornando-se parte daquela categoria.
Toda a fase de formação profissional, o aprendizado das competências e habilidades, referentes à prática específica numa determinada área, devem incluir a reflexão, antes do início dos estágios. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isso caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional, a adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício.

Ética profissional e relações sociais

O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva; o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos; o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia; a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa após ir ao banheiro; o contador que impede uma fraude ou desfalque, ou que não maquia o balanço de uma empresa; o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construção de uma ponte, todos estão agindo de forma eticamente correta em suas profissões, ao fazerem o que não é visto, ou aquilo que, alguém vendo, não saberá quem fez.
As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, as pessoas que dependem deles. Há, porém muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do compromisso do profissional com a ética, aquele que, independentemente de receber elogios, faz a coisa certa. Só lembrando que, antiético é quem não é ético, logico não?


Resumindo
Assunto é muito extenso e com diversas formas de entendimento, motivo de muitas discussões, o que é certo ou errado. Antes de sair publicando algo, seja ele de seu interesse ou não, de alguém ou de você, verifique antes sobre a ética profissional, ela é o alicerce para a construção de um bom relacionamento social e profissional. Você fez seu juramento ao finalizar seu curso superior e prometeu seguir a ética da sua profissão, então a siga, não queira levar vantagens, seja ético, você só tem a ganhar, agora e sempre. A ética do profissional em nutrição foi lida, entendida e seguida. Sucesso.

Fale com Zeta